A edição deste ano apresentará como tema “Gestão Potencializando Safras”, mantendo os formatos online e presencial, mostrando novidades e inovações na busca por desenvolver e integrar o setor agrícola da Região Sul do Estado. O cronograma conta com debates sobre a cadeia orizícola e sua produtividade, bem como, alternativas para os produtores rurais e os desafios dos últimos anos. Estarão presentes produtores, engenheiros agrônomos, técnicos, agentes políticos, principais instituições de pesquisa e ensino do setor, além de empresas que mais investem em tecnologia agrícola para terras baixas no mundo.
Oficinas realizadas pelo Senar:
Mecanização Agrícola – Drone na Agricultura, ministrada pela prestadora de serviços educacionais, Janice Ferreira da Silveira – Coop. de Trab. dos Técnicos do Noroeste do RS Ltda (Unitec), habilitada na Formação Profissional Rural (FPR). A atividade ocorrerá às 11h, 14h, 15h e 16h nos três dias da colheita. Nos encontros, será abordada produtividade, segurança, otimização de gastos e tempo de serviço e vantagens do uso dessa tecnologia no campo.
Oficina Gestão – Jogo da Gestão (Tabuleiro), realizada por dois prestadores de serviços educacionais, habilitados para atuar no Programa de Gestão Rural. O ”Jogo da Gestão” consiste em uma oficina dinâmica onde o participante é envolvido em uma atividade lúdica de aprendizagem através de um jogo. Na oportunidade, o participante terá o objetivo de percorrer o tabuleiro totalmente vinculado ao conteúdo programático do ”Programa de Gestão Rural”, composto por 14 módulos. Os vencedores recebem um prêmio surpresa e o segundo lugar um prêmio de participação.
O Senar-RS também realizará três seminários durante a Abertura Oficial a Colheita do Arroz 2024.
O Seminário Gestão, em 21 de fevereiro, tem o objetivo de aprimorar o conhecimento dos participantes sobre aspectos específicos da gestão no contexto rural, promovendo a disseminação de boas práticas, estratégias inovadoras e soluções para desafios enfrentados pelos gestores no setor agropecuário.
O Seminário Mercado Verde e o Agro, em 22 de fevereiro, e buscará explorar as interseções entre o setor agrícola e as práticas sustentáveis, abordando questões que envolvem a produção agrícola de forma ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.
O Seminário Duas Safras – Etapa Sul, promovido pelo Programa Duas Safras, ocorrerá em 23 de fevereiro. A ideia é ajudar no crescimento e desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, a partir da produção agrícola em duas safras e a sincronização entre produção agrícola e pecuária, de modo que o RS volte a crescer, no mínimo, às taxas médias do país em produção de proteína animal.