O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), está realizando a implantação de 1,2 quilômetros de tubulações de rede pluvial em Porto Alegre. As obras começaram em abril deste ano, com o objetivo de aumentar a coleta e condução das águas pluviais da cidade. Oito trabalhos ocorrem na Zona Norte, um na Zona Sul e um no Centro Histórico.
Segundo o diretor do Dmae, Maurício Loss, o investimento superior a R$ 11milhões, vem de recursos das tarifas de água, esgoto sanitário e drenagem. O contrato, por sua vez, tem como objetivo atender demandas do Ministério Público e da comunidade, que foram encaminhadas por meio do Orçamento Participativo.
“O DMAE começou entender as demandas de drenagem da cidade. Começamos a absorver os problemas, a entender, começamos e atua em problemas extremamente críticos, inclusive com demandas judiciais. O investimento de R$11 milhões em obras para pontos críticos em Porto Alegre são com recursos próprios. A gente tem trabalhado muito para a drenagem aqui em Porto Alegre, resolvendo diversos problemas de alagamento e trazendo aí melhores condições, mais dignidade para toda a população”, diz.
Ruas onde foram executadas as obras: Joaquim Silveira, Jandyr Lopes Fettermann, Senhor do Bom Fim, Bernardino Silveira Pastoriza, Jandyr Maya Failacce, Frederico Mentz, Pedro Cardoso de Azevedo, Beco Um e estrada Barro Vermelho.
Ruas que ainda vão receber obras, ou os trabalhos estão em andamento: Antônio Amaro da Silva, Pereira Franco, Cel. Claudino, Espírito Santo, Cel. Feijó, Paulo Blaschke e Clênio Barili.