Leite assina ordem de início para a instalação da balsa para travessia do Rio Taquari

Serviço fará a travessia entre os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul, após a ponte que interligava as cidades ser levada pelas chuvas em setembro

Foto: Gustavo Mansur/Secom/Divulgação

O governador Eduardo Leite assinou, nesta terça-feira, a ordem de início da mobilização para a instalação da balsa que fará a travessia do Rio Taquari, entre os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul, na serra gaúcha. Os serviços tem previsão de conclusão em 70 dias, quando a embarcação deve iniciar o serviço de transporte de cargas e veículos até a construção de uma nova ponte, após a anterior ser levada pelas chuvas que atingiram o Estado, em setembro.

Leite citou que se trata de uma solução prévia à construção da ponte. “Nosso grande compromisso é restabelecer a normalidade na vida dessas comunidades o quanto antes. Diante da necessidade de fazermos uma obra complexa como a de uma ponte, estabelecemos a solução extraordinária de um transporte por balsa até que tenhamos a conclusão da obra, que também já estamos encaminhando”, explicou.

A empresa Lacel Construção e Apoio Naval, de São Jerônimo, será a responsável pelos serviços de travessia de cargas e veículos por balsa. De acordo com o edital, o Estado vai pagar o máximo de R$ 622.500 pelo custo da instalação. A tarifa de referência será de R$ 9,63 para veículos de passeio.

O governo do Estado está elaborando o projeto para a construção da nova ponte na ERS-431, que será cadastrado no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para recebimento de recursos. De acordo com a Secretaria de Logística e Transportes, o prazo de conclusão da obra, após a assinatura de contrato, foi fixado em 12 meses.