Parlamentares da oposição apresentaram um parecer alternativo ao da relatora da CPMI do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), em que pedem o indiciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Justiça, Flávio Dino, do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional Gonçalves Dias e de mais três pessoas pelos ataques às sedes dos Três Poderes.
Os parlamentares da oposição querem que Lula seja indiciado pelos crimes de prevaricação, deterioração de patrimônio público e dano qualificado. Eles sugerem ainda incluir os crimes de abolição do Estado democrático de Direito e golpe de Estado caso o Supremo Tribunal Federal, órgão competente para julgar indiciamentos, entenda que os agentes públicos que se omitiram devam responder por isso.
Assinaram o texto os deputados Abilio Brunini, Alexandre Ramagem, André Fernandes, Filipe Barros, Marco Feliciano, Maurício Marcon, Nikolas Ferreira e Rodrigo Valadares, além dos senadores Cleitinho, Damares Alves, Eduardo Girão, Espiridião Amin, Flávio Bolsonaro, Jorge Seif, Magno Malta e Marcos Rogério. O senador Izalci Lucas chegou a apresentar um relatório próprio e depois o incorporou ao texto elaborado pela oposição.
O documento só vai a votação caso o relatório oficial, de Eliziane Gama, seja derrotado pela maioria dos parlamentares. Essa possibilidade é pouco provável, já que a ala governista é maioria na CPMI.
Leia mais:
Eliziane pede indiciamento de Braga Netto, Heleno e Cid em relatório final da CPMI do 8/1
8/1: Zambelli e ex-assessores de Jair Bolsonaro aparecem entre os 61 alvos de pedido de indiciamento