O fogo que atingiu um prédio anexo da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), na madrugada desta quarta-feira, teve início na sala de manutenção de uma empresa que presta serviços terceirizados, segundo o 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Porto Alegre (1º BBM). O incêndio teve início perto das 0h50min, em uma sala que servia como depósito de materiais, sendo controlado em aproximadamente 40 minutos. A causa, até o início da tarde, era desconhecida.
O fogo, ainda conforme os bombeiros, não chegou a se espalhar pelo prédio. No entanto, as chamas causaram a queima total do depósito, resultando também na queima parcial do teto de um vestiário e do laboratório de Engenharia Geotécnica e Geotecnologia Ambiental. Ninguém ficou ferido.
Contatado pela reportagem, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) informou que as equipes do Departamento de Criminalística não foram acionadas para realizar coleta de materiais no local. A investigação que vai revelar as causas do incêndio, conforme o IGP, vai ser conduzida pela Polícia Federal, uma vez que a universidade é uma instituição Federal.
Conforme a universidade, as atividades ocorreram normalmente hoje, sem prejuízo aos estudantes. A instituição alega que conta com os planos de prevenção contra incêndio em dia. Além disso, garante que os prédios históricos do Campus Central não sofreram nenhum dano.