A contínua produção de livros, que persiste apesar do avanço da tecnologia, vai ser premiada, nesta terça-feira, em mais uma entrega do Troféu Açorianos de Literatura. Na 28ª edição do prêmio, os livros que concorrem foram publicados em 2021, um delay resultante da pandemia de Covid-19.
No total, 177 obras foram inscritas para a premiação, que vai escolher os melhores em nove categorias: Conto, Crônica, Dramaturgia, Ensaio de Literatura e Humanidades, Especial, Infantil, Infantojuvenil, Narrativa Longa e Poesia.
Para concorrer, o autor deve ter nascido em Porto Alegre, ou morar na cidade, ou ter publicado os livros por meio de uma editora local. O Açorianos também admite obras de autores gaúchos que publicaram fora do Rio Grande do Sul. O objetivo é valorizar a produção literária local, como observa Sergius Gonzaga, coordenador de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa do município.
“Um prêmio te dá um orgulho, é um empurrão para aquela carreira, dá um entusiasmo para seguir adiante”.
Também vai ser escolhido o Livro do Ano entre os vencedores de cada das nove categorias, com sete pessoas homenageadas, em 2023, pela relevância no conjunto da obra.
O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre hoje, às 20h, no Teatro Renascença.