Uma semana após temporal com inundações, cerca de 50 pessoas seguem ilhadas em Mostardas

Além de causar alagamento no distrito de Sombrio, temporal também destruiu ponte de madeira e desvio em obras sobre a lagoa de Bacupari

Foto: Defesa Civil de Mostardas / Divulgação

Uma semana depois de sofrer com os reflexos da formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha, a cidade de Mostardas, no Litoral Norte, ainda registra transtornos na localidade de Bacupari, um dos principais pontos turísticos da região. Cerca de 50 pessoas seguem ilhadas na localidade após o temporal causar a destruição da tradicional ponte de madeira que fica entre as lagoas dos Barros e Bacupari.

A ponte já havia sido danificada durante outro evento climático registrado no município em abril deste ano e, desde então, estava em obras e um desvio havia sido feito, que também foi danificado. Desde então, os moradores ilhados em Bacupari precisam ser atendidos com entrega de mantimentos por barcos.

No dia da formação do ciclone extratropical, a região foi afetada em função da vazão das lagoas e do excesso de precipitação, que também causou a inundação em uma área de 15km na localidade de Solidão, nas margens da RSC 101. Conforme a Prefeitura, a inundação atingiu cerca de 200 famílias, sendo que 60 delas foram resgatadas em operação que contou com a atuação da Defesa Civil Municipal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militares do RS e comunidade civil.

Além disso, nesta quinta-feira, o prefeito Gilnei Nazareth, junto com vereadores e moradores da região de Solidão, recebeu equipes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para vistoriar pontos de alagamentos na rodovia. “O objetivo é buscar soluções concretas para melhorar a vazão dos bueiros e evitar novos alagamentos. Seguimos trabalhando com responsabilidade para garantir segurança e qualidade de vida à comunidade”, afirmou o prefeito.

Com a melhora na situação da localidade de Solidão, com a limpeza dos pontos atingidos e manutenção das estradas, a Prefeitura de Mostardas anunciou o retorno das aulas em duas escolas da região.