Melo fala em revogar quase 5 mil decretos durante a South Summit em Porto Alegre

Em reunião-almoço do "Tá na Mesa", o gestor municipal também citou a intenção de privatização de parte dos serviços de saneamento

Foto: Alina Souza/CP

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, disse que vai revogar quase cinco mil decretos durante o evento South Summit, que ocorre de 29 a 31 de março, no Cais Mauá de Porto Alegre. De acordo com a prefeitura, parte do que o chefe do Executivo municipal vem chamando de “revogaço” vai ser voltado ao desenvolvimento econômico da cidade.

Durante fala da reunião-almoço Tá na Mesa, nesta quarta-feira, o gestor municipal também anunciou que novas medidas nas áreas de inovação e empreendedorismo devem ser anunciadas na próxima semana. Segundo ele, a redução de impostos realizada na atual gestão e a desburocratização dos licenciamentos beneficiou esses setores.

Privatização parcial do saneamento básico

O prefeito também afirmou que pretende entregar o tratamento de esgoto para a iniciativa privada, mantendo sob a gestão pública a distribuição de água. Ele defende que esses formato deve dobrar o investimento em drenagem urbana.

O vice-prefeito, Ricardo Gomes, se juntou a Melo no palco, no momento do evento destinado à perguntas, e explicou que o tema está sendo debatido com vereadores, para construir um projeto e encaminhá-lo para apreciação legislativa na Câmara Municipal.

Apoio a estudantes

Melo também pediu apoio à Federasul para financiar alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, que representarão o Brasil em um campeonato de robótica nos Estados Unidos, em abril. Segundo ele, a prefeitura vai investir R$ 152 mil nas passagens. A ala jovem da Federasul garantiu apoio financeiro aos estudantes. O prefeito destacou que é preciso que o empresariado abra as portas para os jovens da rede pública de ensino. “O talento não tem cor, não tem classe social, tem que dar oportunidade”, disse Melo.