Sebastião Melo defende implementar modelos de concessão para o DMAE e DMLU

Prefeito participa da reunião-almoço Tá na Mesa da Federasul

Foto: Rádio Guaíba

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo defendeu implementar modelos de concessão para o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A declaração foi dada em coletiva de imprensa, no final da manhã desta quarta-feira (22), na sede da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), no Centro Histórico.

Melo participa da reunião-almoço Tá na Mesa e palestra sob o tema: Porto Alegre da Inovação, do desenvolvimento e da transformação social. Antes do evento, o prefeito declarou para jornalistas que o executivo já trabalha para viabilizar os estudos de concessão dos dois serviços: saneamento e limpeza urbana da cidade.

No caso do DMAE os trabalhos já estão avançados. Recentemente o prefeito tomou conhecimento do relatório final do grupo de trabalho encabeçado pelo vice-prefeito Ricardo Gomes que analisou opções para a concessão. A ideia inicial é de uma concessão parcial, mas o tema ainda está em discussão pelo executivo. O contrato de 30 anos seria em uma modelagem semelhante a adotada no Rio de Janeiro.

No que diz respeito ao serviços realizados pelo DMLU, Melo disse reconhecer não ser um processo simples, mas que está em planejamento por parte da secretária de parcerias, Ana Pellini. “A nossa intenção é fazer uma concessão plena do serviço e isso está bem adiantado. Não é um processo simples. A ideia é unificar os contratos na mão de uma concessionária e cobrar por metas”, afirma.