Os preços de venda de salas e conjuntos comerciais de até 200 metros quadrados apresentaram recuo em outubro (-0,06%) pelo Índice FipeZAP+, enquanto os preços de locação do segmento tiveram elevação de 0,73%, após avançarem 0,37% em setembro. Considerando as 10 cidades onde o segmento comercial é monitorado pelo índice, os preços de venda apresentaram elevação em três e queda nos demais, incluindo Porto Alegre (-0,16%).
Já quanto ao comportamento do valor do aluguel de salas e conjuntos comerciais de até 200 metros quadrados, foram registradas altas nominais em todas as localidades monitoradas pelo Índice FipeZAP+ Comercial, com a capital gaúcha registrando uma variação de 0,31%.
No acumulado dos últimos 12 meses, em termos nominais, os preços de venda de imóveis comerciais registram ligeira queda nominal (-0,14%), em contraste aos preços de locação do segmento, que acumularam uma alta nominal de 5,08% no mesmo período. Nos preços de venda dos imóveis comerciais, Porto Alegre encerrou o período em queda de -0,20%.
Quanto à variação do aluguel comercial, o aumento em 12 meses é observado em todas as localidades, chegando a 3,67% em Porto Alegre. Preço médio de venda por metro quadrado de imóveis comerciais com a capital gaúcha rendendo R$ 6.887, pelo Índice FipeZAP+ Comercial. O mesmo indicador aponta uma rentabilidade do aluguel comercial em Porto Alegre de 5,61% ao ano.