Equipada com atendimento especializado, a unidade móvel conta com as mesmas funções primárias de um consultório fixo, como consultas e orientações sobre práticas de higiene bucal, remoção de tártaro e cáries, restaurações e aplicação de flúor, sempre com o apoio de profissionais dentistas e auxiliares. Em casos mais complexos, os pacientes serão encaminhados a um especialista.
“Nossa intenção é transformar a realidade das famílias rurais e melhorar a qualidade de vida daqueles que encontram dificuldades de acesso a esse tipo de assistência”, explica a Coordenadora de Promoção Social do Senar-RS Sandra Catarina Vieira. Os tratamentos são oferecidos para pessoas de qualquer faixa etária; menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável.
Conforme a Coordenadora, a iniciativa será expandida para todos os 164 Sindicatos conveniados junto ao Senar-RS, a partir de janeiro de 2023: “Temos a expectativa de ampliação do número de unidades móveis, a depender da demanda”. As localidades rurais interessadas devem solicitar o agendamento do serviço a estes Sindicatos conveniados, cujos contatos estão disponíveis no site do Senar-RS: www.senar-rs.com.br.
Rio Grande e Palmares do Sul foram os primeiros municípios a receber o veículo. Depois, foi a vez de Capivari do Sul e Piratini. A unidade ficará disponível por uma semana em cada município, com atendimentos divididos em turnos pela manhã e pela tarde. Confira as próximas datas e locais:
Serviço: Atendimentos em Unidade Móvel Odontológica do Senar-RS
Encruzilhada do Sul: de 24/10 a 31/10, a partir das 9h
Bom Jesus: de 24/10 a 28/10, a partir das 9h
Taquara: de 25/10 a 31/10, a partir das 9h