Universo Pecuária 2024 concentra os principais fóruns do setor em Lavras do Sul

O Pampa e o Gado, Duas Safras e o 33º Encorte, além de eventos específicos para as mulheres, turismo, gastronomia especial e atrações culturais, estão confirmados na programação de 2024

O maior evento do agro sustentável gaúcho está quase começando. Marcado para os dias 7 a 11 de maio de 2024, em Lavras do Sul, a segunda edição do Universo Pecuária conecta o futuro do setor, oportunidades de negócios e alinhamento aos objetivos sustentáveis em um único lugar. Com este mote, montou uma programação que reflete a realidade do mercado e da economia verde, com muitas novidades.

Uma delas é o Fórum da Pecuária Sustentável e as Mudanças Climáticas, atração confirmada para o primeiro dia, 7 de maio. Colocando em pauta o papel da pecuária e do produtor frente ao aquecimento global, o fórum promete ser um dos debates técnicos mais importantes do UP este ano. Tradicionais na feira, eventos como o Pampa e Gado, da Alianza del Pastizal, o Seminário Gestão Rural, do Senar, e o Duas Safras, da Farsul, abordam produção e intensificação sustentável nos dias 8 e 9 de maio.

Outra novidade será o 33º Seminário Encorte, da Universidade Federal de Santa Maria, que discute a cadeia produtiva do gado de corte e aproxima a experiência do homem do campo e o conhecimento científico da universidade. Mais antigo ciclo de palestras organizado por uma universidade federal do Brasil, o Encorte acontecerá dia 10 de maio, e levará aos pesquisadores, estudantes, produtores e consumidores, o conhecimento gerado na esfera acadêmica, mostrando os resultados ao setor do agronegócio, em especial a pecuária de corte.

A força feminina do agro também marcará a segunda edição do evento. Confirmado para dia 9 de maio, o Remate Mulheragro valoriza e reconhece a importância e a contribuição das mulheres para o agronegócio, em um leilão exclusivo no palco da pecuária gaúcha. Além do Fórum de Turismo, no dia 11, o UP prepara espaços gastronômicos especiais, apresentações artísticas e culturais, paleteada e campereada nos dias 10 e 11 de maio, com mais de R$ 30 mil em prêmios, e o Churrasco do Universo, marcado para o último dia de feira.
O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, Cotrisul, Sebrae, Senar e Farsul. O projeto técnico e a coordenação geral são da SIA Brasil – Serviço de Inteligência em Agronegócios. Acompanhe novas atualizações no site www.universopecuaria.com.br.