Trânsito segue parcialmente bloqueado em trecho da rua Mostardeiro, em Porto Alegre, por conta de obras do Dmae

Equipes do órgão seguem mobilizadas para resolver um problema na tubulação do Reservatório Mostardeiro

Foto: Alex Rocha/PMPA

O tráfego seguirá parcialmente bloqueado em trecho da rua Mostardeiro, em Porto Alegre, para serviços programados do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Por conta das intervenções, duas faixas da via, entre as ruas Miguel Tostes e Mariante, vão ficar bloqueadas para o trânsito neste final de semana. O órgão alerta, ainda, que, mediante a avaliação técnica, o interrupção neste ponto poderá ser total em alguns períodos.

Conforme o Dmae, as obras ocorrem no Reservatório Mostardeiro. Nesta sexta-feira, a tubulação do local apresentou novo ponto de vazamento. Com isso, foi realizada nova escavação em direção à calçada, sem afetar o trânsito. Após o alargamento da vala, as equipes identificaram a origem do vazamento na parte da tubulação em que está sob concreto.

Ainda segundo o órgão, o problema foi ocasionado por raízes de vegetais que acabaram rompendo a estrutura, causando o dano.

Neste fim de semana, o Departamento irá iniciar a reparação do tubo. Já na segunda-feira, está programada a concretagem da tubulação. Depois deste processo o Dmae informa ser necessário até quatro dias para a cura do material, se a condição climática for favorável.

Finalizada a operação, será realizado um novo teste de estanqueidade – o mesmo que identificou problemas na tubulação – para conferir se as ações anteriores foram bem sucedidas.

“O corpo técnico do Dmae trabalha desde o início da manutenção corretiva para minimizar os danos aos cidadãos. A nossa ideia é concluir com a maior brevidade possível, tendo em vista que não há como prever o que se encontra subterraneamente, mas estamos preparados para as intercorrências”, afirma o diretor-geral, Alexandre Garcia.