O governo do Rio Grande do Sul e a empresa Aeromot, que monta aeronaves, assinaram nesta quarta-feira um protocolo de intenções para a instalação de um centro tecnológico aeronáutico no distrito industrial de Guaíba, na região Centro-Sul. O documento estabelece que, na primeira fase do projeto, o local receba aporte de R$ 80 milhões. O investimento total estimado chega a R$ 300 milhões, com possibilidade de gerar 500 empregos diretos e 800 indiretos, somando 1,3 mil.
A partir do cumprimento das etapas de licenciamento ambientais e de aprovações dos órgãos reguladores, as obras do projeto devem ser iniciadas em 2023. Além da montagem de aeronaves e fabricação de componentes e peças aeronáuticas, o empreendimento também vai ser ambiente propício para o desenvolvimento de programas de offset, transferência de tecnologia e pesquisa e desenvolvimento.
A Aeromot é fornecedora de aeronaves de uso múltiplo, conhecidas como aeronaves “multimissão”. A empresa teve como clientes recentes os Corpos de Bombeiros de MG e RO e as polícias do RS, RN e RJ, além da Polícia Federal. Também se consolidou no mercado como uma das principais vendedoras de aeronaves novas no Brasil – para o setor privado principalmente. Ao todo a empresa entregou 47 unidades nos últimos cinco anos. Outras 32 aeronaves, incluindo aviões e helicópteros para segurança pública e proprietários privados, serão entregues até 2025.