“Decidimos participar porque a gente consegue ter uma noção melhor de como está indo nosso trabalho, se estamos usando a genética certa, esse rumo, ele baliza nossa criação. O ponto certo dentro do que procuramos dentro da raça, do que o mercado tem de necessidade,do que ta sendo procurado dentro da raça hoje”, é o que diz Bruno Scremin, pecuarista de 33 anos, da terceira geração da Estância Itamainó em São Pedro do Sul – RS, que já na primeira participação, conquistou o terceiro lugar Terneira Menor na Expobrangus 2022.
O evento que movimentou a cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, foi realizado pela Associação dos Criadores da Raça Brangus (ABB) e pelo seu Núcleo Sul e se tornou a maior exposição realizada pela raça no Brasil, recorde de público com a presença de aproximadamente 150 pessoas por dia, vindas de outros Estados e até países vizinhos como Argentina, Paraguai e Uruguai.
“Foi a demonstração real da evolução da genética Brangus, foi atestado o melhoramento dos animais tanto no ponto de vista de equilíbrio de carcaça, de seleção efetiva, de padrão em si. Já andamos muito, fizemos muitos eventos, exposições, mas nunca vi uma igual, não só por quantidade de animais, mais sim por qualidade”, enfatiza João Paulo Schneider da Silva, o Kaju, vice-presidente da ABB.
A genética em pista foi um dos pontos altos da exposição. Nas argolas, a Cabanha São Bibiano consagrou a Grande Campeã e a Fazenda Vacacai o Grande Campeão. Já nos animais rústicos, a Melhor Fêmea foi da Sigma Brangus, Melhor Macho de Nelson e Beatriz Mariano da Rocha, Grande Campeã Individual de Gap Genética Agropecuária e Grande Campeão Individual de JMT Agropecuária.
“Nós sempre bebemos água na fonte Argentina e importamos muita genética de lá, parece que agora estamos dando uma meia volta e eles que estão de olho em nosso trabalho, eles foram fornecedores de opção genética para nós, mas hoje nós aqui com a qualidade do rebanho nacional que nos permite uma seleção massal muito interessante, temos tido muito sucesso e chamado a atenção”, ressalta Kaju.
O evento ainda contou com leilão que teve um dos lotes com valor direcionado para a reforma da Casa do Brangus na Expointer, 27 associados arremataram o lote, chegando a um valor de mais de 116 mil reais.
“A nossa associação juntamente com o núcleo, fizeram um excelente trabalho de planejamento, desenhado desde janeiro, de apoiadores e patrocinadores, isso traz gente, movimenta a economia local, o setor, toda a cadeia em volta da raça Brangus”, finaliza.