A partir desta sexta-feira, crianças entre cinco e nove anos e pessoas com 55 anos ou mais poderão procurar unidades de saúde em Porto Alegre para receber a vacina contra a gripe. A prefeitura realizou o anúncio no início da noite desta quinta, após a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmar a ampliação do público apto a receber imunização contra a doença.
A medida prevê, ainda, que as crianças da nova faixa etária contemplada devem ter intervalo mínimo de 15 dias entre a dose da vacina contra gripe e a vacina contra Covid-19. Já o público adulto não precisa respeitar esse período.
Além dos dois novos público contemplados na campanha, que se estende até o dia 3 de junho, crianças de seis meses a 4 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias (puérperas), pessoas com deficiência, trabalhadores portuários e do transporte, pessoas privadas de liberdade, profissionais da educação, pessoas com comorbidades, povos indígenas e integrantes das Forças Armadas e da segurança e salvamento seguem podendo buscar a imunização contra a gripe.
Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, para receber a vacina, trabalhadores da saúde e outras categorias profissionais devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício.
Para as crianças, é solicitada a apresentação da caderneta de vacinação. Já as pessoas com mais de 55 anos devem apresentar documento oficial com foto, que comprove a idade. Grávidas e puérperas devem levar a carteira da gestante.
Ainda segundo o município, a vacina contra a gripe é ofertada em 124 unidades de saúde, conforme o horário de cada local. Os endereços podem ser acessados aqui.