Brigada Militar disponibiliza mais de 800 agentes para segurança do Grenal 435

Ao todo, 664 ficarão na Capital e outros 200 na Região Metropolitana

Partida devia ter acontecido no último dia 26, mas foi adiada em razão de atentado. Foto: Brigada Militar/Divulgação

A partida entre Internacional e Grêmio, marcada para esta quarta-feira (9), desencadeou uma operação especial da Brigada Militar em Porto Alegre e Região Metropolitana. A força-tarefa tem como objetivo evitar que as cenas registradas no último dia 26, quando um atentado ao ônibus tricolor motivou o adiamento do Grenal 435, se repitam.

Segundo a corporação, 864 agentes estão mobilizados – sendo 664 deles na Capital, e 200 nas cidades próximas. As forças táticas de todos os seis Batalhões de Polícia Militar de Porto Alegre vão estar nas ruas antes, durante e depois do clássico para a escolta das torcidas e delegações dos clubes.

As unidades de policiamento subordinadas ao Comando de Policiamento da Capital estarão nas proximidades do estádio Beira-Rio, no bairro Praia de Belas, como em outras áreas onde ocorre concentração de torcidas e uma movimentação mais intensa de torcedores, como a rodoviária, estações do Trensurb e pontos de ônibus.

Policiais militares da cavalaria e agentes de inteligência também serão empregados, bem como as aeronaves do Batalhão de Aviação que farão sobrevoos nas imediações do local onde acontecerá o Grenal. Guarnições da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também estão mobilizadas.

Orientações aos torcedores:

– Todas as torcidas organizadas do Grêmio deverão se concentrar na Arena até as 17h.

– Não está autorizada a concentração de torcedores do Grêmio nas imediações do estádio Olímpico nem o deslocamento a pé de torcidas organizadas visitantes em direção ao Beira-Rio.

– Torcedor gremista que se deslocar ao estádio Beira-Rio de carro, van ou ônibus deverá acessar a avenida Edvaldo Pereira Paiva em direção à rua A, desembarcando na esquina das duas vias. Torcedores do Grêmio não poderão desembarcar ou estacionar na extensão da rua B e da avenida Padre Cacique.

– Será proibido o trânsito de ônibus do Grêmio pelas avenidas Padre Cacique e Borges de Medeiros, com ou sem torcedores.

– A torcida colorada deverá utilizar as avenidas Borges de Medeiros e Padre Cacique para deslocamento.

– As torcidas organizadas do Internacional deverão se deslocar pela avenida Borges de Medeiros até o estacionamento da EPTC (Estacionamento C), pelo acesso da rua C, onde desembarcarão e irão a pé até o estádio.

– Fica proibido o estacionamento ou trânsito de ônibus da torcida do Internacional, com ou sem torcedores, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre a avenida Ipiranga e o viaduto Abadias do Nascimento.