Após arrancar um ponto importante contra o líder Botafogo, o Grêmio terá mais um grande desafio para seguir se afastando da zona de rebaixamento nesta sexta-feira à noite. A partir das 21h30min, o Tricolor enfrenta o Fortaleza, na Arena, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gaúchos estão na 13ª colocação, com 32 pontos − quatro a mais que o primeiro time no Z-4. Já o Leão do Pici está na 3ª posição, com 55 pontos, e pode assumir a liderança provisoriamente em caso de vitória em Porto Alegre.
Pelo segundo jogo consecutivo, a equipe gremista será comandada pelo auxiliar Marcelo Salles. O técnico Renato Portaluppi vai cumprir a última partida de punição imposta pelo STJD e, com isso, retorna à casamata contra o Atlético-MG, na próxima quarta-feira, às 19h30min, na Arena MRV, em duelo remarcado da 6ª rodada.
Dentro das quatro linhas, a escalação tricolor está encaminhada. Sem Marchesín, fora pelo terceiro cartão amarelo, Caíque deverá ser o goleiro. Ele ganhou a preferência em relação a Rafael Cabral. No meio-campo, com Villasanti também suspenso, Dodi vai ser titular. Já no ataque, Soteldo retorna após ser poupado por desgaste físico diante do Botafogo.
Marcelo Salles poderá ter duas opções importantes no banco de reservas. Recuperados de lesões musculares, Fábio e Pavón treinaram normalmente durante a semana e deverão ser relacionados para o confronto. Em contrapartida, Rodrigo Ely e Jemerson seguem como desfalques. Expulso em Brasília, Monsalve também está fora.
A Arena poderá receber o maior público desde o retorno, após as enchentes no Rio Grande do Sul. O estádio teve aumentada a capacidade para 32,5 mil torcedores. Até o final da tarde de ontem, cerca de 18 mil ingressos já haviam sido comercializados. Os bilhetes para a arquibancada Norte estão esgotados.
Adversário do Grêmio, o Fortaleza vem de duas vitórias seguidas em casa no Brasileirão, contra Bahia por 4 a 1 e Cuiabá por 1 a 0. O técnico Juan Pablo Vojvoda terá o desfalque de quatro atletas: o zagueiro Brítez e o atacante Marinho estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e o volante Lucas Sasha e o atacante Moisés estão entregues ao departamento médico. Em contrapartida, Lucero retorna. O centroavante é o artilheiro do Leão do Pici em 2024, com 23 gols. Zé Welison também está de volta.
Brasileirão 2024 – 29ª rodada
Grêmio
Caíque; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê, Edenilson e Cristaldo; Soteldo e Braithwaite. Técnico interino: Marcelo Salles.
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Tomás Cardona, Felipe Jonatan; Pedro Augusto, Hércules, Pochettino; Yago Pikachu, Lucero e Breno Lopes.
Árbitro: Davi De Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (SP)
Data e hora: 04/10, sexta-feira, às 21h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)