O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. As condições do tempo serão ditadas por um ciclone extratropical na costa uruguaia. Centro de baixa pressão costeiro traz muitas nuvens no Sul gaúcho, onde chove isoladamente. Uma instabilidade muito isolada pode ocorrer ainda na primeira metade do dia na Metade Leste do Estado.
O ciclone impulsiona ar seco a partir do Nordeste da Argentina,o que deverá proporcionar momentos de céu claro no Oeste e no Noroeste. Temperatura ao amanhecer é agradável e faz um pouco de calor durante a tarde.
Semana de pouca chuva e calor moderado
A semana será de chuva escassa na maior parte do Rio Grande do Sul. Na maioria dos municípios gaúchos pouco ou nada deve chover durante o restante da semana. Com as precipitações ausentes ou em baixos volumes, acelera-se a perda de umidade do solo com o sol e o calor. A condição, em dezembro, deve trazer grande preocupação no campo, especialmente na produção de milho, que é a primeira a manifestar os efeitos de estiagem no verão.
Ao mesmo tempo, uma massa de ar mais seco impulsionada pelo ciclone começa a ingressar pelo Oeste e o Noroeste. Ela deve garantir o predomínio do tempo firme na maioria dos dias do restante da semana. Entre terça e quinta, enquanto quase todo o Rio Grande do Sul terá ausência de instabilidade, apenas setores muito localizados perto da costa vão ter alguma chance de precipitação isolada e com baixo volume.
Em Porto Alegre, por exemplo, quase toda a semana terá máximas inferiores a 30ºC pela influência de ar mais frio na costa. Em Uruguaiana, máximas entre 30ºC e 32ºC. No Noroeste, em Santa Rosa, o calor ganhará força a partir da metade desta semana com tardes muito quentes principalmente na sexta e no sábado, quando as máximas na região devem atingir marcas tão altas quanto 35ºC a 37ºC.