Nesta sexta-feira (26/11), o Laboratório de Referência Enológica Evanir da Silva (LAREN) recebeu um aparelho de última geração que está dentro do projeto de modernização do laboratório. O equipamento, no valor de R$ 493.781,66, foi adquirido com recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (FUNDOVITIS).
É um analisador termogravimétrico para o laboratório de análises básicas do LAREN. Trata-se de um equipamento de última geração, design e software robustos e tela sensível ao toque. Através do software as análises podem ser acompanhadas em tempo real, além de oferecer análises de alta precisão.
Equipamento analisador termogravimétrico
Analisador termogravimétrico é o novo equipamento do LAREN – Foto: Divulgação da empresa
Este novo aparelho servirá para análises de cinzas em vinhos e derivados da uva e do vinho. “Esta análise era realizada até hoje de forma manual, muitas vezes lenta e trabalhosa. Com o novo aparelho, aumentaremos a precisão da análise e a otimização do período de análise”, destaca Plinio Manosso, gerente geral do LAREN, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).
As análises de cinzas podem indicar adulterações de produtos, o que em vinhos e derivados da uva e do vinho constituem uma fraude. Elas são vistas como ponto de partida para realização posterior de análises mais específicas objetivando o controle e a garantia da qualidade e segurança do produto analisado.
As análises que serão realizadas pelo analisador termogravimétrico fazem parte dos escopos do LAREN.