Para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), parte da população rural é definida como “segurado especial”. O termo se refere a trabalhadores que podem receber aposentadoria sem ter contribuído compulsoriamente com a Previdência. Por isso, para esse grupo há uma série de benefícios distintos do trabalhador urbano, que precisam ser bem compreendidos.
Para ajudar a esclarecer dúvidas e outras questões acerca do tema, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) promove, no próximo dia 11, a Palestra sobre Previdência Rural. As informações serão ministradas pelo titular da Gerência Executiva do INSS de Caxias do Sul, Vilson dos Santos Dutra, e pelas analistas do Seguro Social Juliana Paludo e Leticia de Bittencourt Soares.
“Na palestra vamos falar sobre os benefícios da Previdência que abrangem os segurados especiais, sobre comprovação da atividade rural para proprietários e empregados, pensões e sobre a aposentadoria, tema que é sempre muito demandado. Geralmente há dúvidas sobre formas de comprovação, quais os documentos necessários. Porque o empregado urbano o faz com a carteira de trabalho, e o segurado especial com autodeclaração ou documentos sindicais”, antecipa Juliana Paludo.
A palestra será transmitida ao vivo pelo canal do Senar no YouTube (www.youtube.com/SenarRioGrandedoSul), a partir das 9h.