Depois de um ano e quatro meses, a circulação de veículos volta a ser liberada no Viaduto dos Açorianos, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, a partir desta terça-feira. Com a finalização das obras estruturais, que duraram cerca de oito meses, o tráfego vai ser liberado a partir das 7h, segundo adiantou o prefeito Sebastião Melo durante entrevista ao Agora, da Rádio Guaíba, hoje pela manhã.
“Vamos abrir amanhã, às 7h, porque o trânsito começa cedo. Eu não vou inaugurar nenhuma obra na minha gestão. Eu vou entregar as obras à população. Quando tiver pronto, vou mandar abrir. Farei tantas vistorias quanto forem necessárias, mas não vai ter ‘cortação de fita’”, ressaltou o chefe do Executivo.
Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os condutores que seguem no sentido Sul-Norte, pela avenida Praia de Belas, podem cruzar a av. Loureiro da Silva pelo viaduto em direção ao Centro. Já no sentido inverso, veículos que vêm da região central podem seguir pela av. Borges de Medeiros em direção à zona Sul.
“Com a entrega, retornam ao fluxo original os itinerários do transporte coletivo e o fluxo das alças Leste e Oeste, que terão seu sentido invertido, retornando ao traçado anterior ao serviço de manutenção do viaduto”, destaca o diretor-técnico da EPTC, Flávio Caldasso.
Para a liberação do Viaduto dos Açorianos, foram implantadas 41 placas – incluindo placas aéreas – e realizados 405 metros quadrados de pintura em sinalização viária. Na noite desta segunda-feira serão realizadas, ainda, mais alterações na sinalização atual. Posteriormente à liberação, vai ser complementada a revitalização do projeto viário da ciclovia da avenida Loureiro da Silva e de toda a sinalização nas alças de acesso ao Viaduto. Agentes da EPTC vão monitorar o fluxo a partir da reabertura da passagem.
Ao todo, a intervenção no Viaduto dos Açorianos custou R$ 1,58 milhão. A empresa DW Engenharia venceu a licitação em janeiro deste ano. Entre as mudanças, a estrutura recebeu a recuperação de pilares e vigas, tratamento da armadura e do concreto, bem como de fissuras e rachaduras, reforço da viga longitudinal central e lajes de transição. Foram substituídos, ainda, os aparelhos de apoio, as juntas de dilatação e os drenos de escoamento de água.
“Além da recuperação estrutural, decidimos por revitalizar a construção e seus entornos. Entregaremos um Viaduto dos Açorianos com pintura, sinalização, passeios recuperados, nova iluminação com lâmpadas LED e nova pavimentação nos 202 metros da estrutura e das vias do seu entorno”, detalha o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.