Nem o mais otimista torcedor do Grêmio nutre maiores esperanças de ver o time se classificar na Copa do Brasil. Com o revés por 4 a 0 no jogo de ida contra o Flamengo pelas quartas de final, o Tricolor entra em campo esta noite, às 21h30min, no estádio do Maracanã, buscando uma virada improvável, praticamente impossível. Fazer cinco gols de diferença naquele que hoje é considerado o melhor time do país seria um resultado épico.
Além da enorme desvantagem, o Grêmio tem outra prioridade no momento, que é o Campeonato Brasileiro e a fuga da zona de rebaixamento. Pensando nisso e no jogo contra o mesmo Flamengo no próximo domingo, pela segunda rodada do returno, o técnico Luiz Felipe Scolari deixou alguns de seus titulares em Porto Alegre.
O volante Thiago Santos e o atacante Ferreira serão poupados. Vanderson foi expulso na partida da Arena e também não viajou. O zagueiro Ruan, em função da negociação com o Sassuolo, da Itália, não tem condições legais de atuar. Além desses quatro desfalques, Jean Pyerre, que é reserva, foi diagnosticado com conjuntivite e, por isso, vetado pelo departamento médico.
Há um objetivo para esta noite: não deixar uma imagem ruim como a do primeiro confronto. Naquela oportunidade, o Grêmio vinha de duas vitórias seguidas no Brasileirão e tomou a goleada. A confiança que estava numa crescente voltou a cair e na sequência veio a derrota para o Corinthians no Campeonato Brasileiro. Um cenário parecido com o atual. A equipe vem de vitória sobre o Ceará e se aproximou da saída do Z-4. Tudo que não pode acontecer é outro resultado elástico, que coloque em dúvida a reação no Campeonato Brasileiro.
No Flamengo, Renato Portaluppi deve escalar o que tem de melhor à disposição. Gabigol, que não jogou contra o Palmeiras em função de dores musculares, é dúvida. O atacante Michael, que vem jogando no lugar do lesionado Bruno Henrique e se destacando, está confirmado.
Um dos principais atrativos da noite é a presença da torcida. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu uma liminar ao Flamengo liberando o público. Cerca de 25 mil torcedores poderão ingressar no estádio, seguindo um protocolo sanitário. O Grêmio buscou uma manobra jurídica para barrar a entrada da torcida, mas o presidente do STJD, Otávio Noronha, através de um despacho, rejeitou o pedido feito pelos clubes que pedia para o tribunal reconsiderar a liminar que autorizou o Flamengo a ter público em competições nacionais.
Copa do Brasil – Jogo de volta das quartas de final
Flamengo
Diego Alves; Matheuzinho, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Ramon; Willian Arão, Andreas Pereira, Vitinho, Everton Ribeiro e Michael; Pedro. Técnico: Renato Portaluppi
Grêmio
Brenno; Rafinha, Paulo Miranda, Kannemann e Cortez; Lucas Silva, Villasanti, Campaz, Leo Pereira e Jonatha Robert; Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Arbitragem: Rodolpho Toski Marques (PR)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 15/09, às 21h30min