Com sistema operacional consertado, intervalo de tempo entre as viagens é normalizado pela Trensurb

Desde as primeiras horas da manhã, funcionamento dos trens era afetado em razão de furto de cabos de energia

Foto: Angelo Pieretti/Trensurb

Em comunicado, a Trensurb informou que as equipes já realizaram o conserto do sistema operacional e, com isso, os trens voltaram a realizar as viagens, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, dentro do intervalo de tempo adequado. Conforme a estatal, desde as primeiras horas desta quarta-feira, as composições vinham circulando com velocidade abaixo do normal e atrasos de 15 minutos nas partidas devido ao furto de parte dos cabos responsáveis pela condução da energia elétrica que abastece o sistema. Com isso, a operação precisou ser feita manualmente pelo Centro de Controle Operacional (CCO) para o controle de tráfego.

Por conta da situação, ouvintes da Rádio Guaíba relataram que o tempo médio de espera de embarque, na região Metropolitana, chegou a ultrapassar meia-hora nessa manhã – o que acabou causando a formação de aglomerações nas plataformas e, também, dentro dos trens.

A Trensurb opera em 22 estações entre Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A empresa transporta diariamente cerca de 82 mil pessoas.

Roubo

De acordo com a companhia, a indicação é de que o roubo tenha sido registrado entre as estações Luís Pasteur e Sapucaia do Sul. Com isso, toda a via precisou ser colocada em manutenção, provocando um atraso na partida dos trens em ambos os sentidos.

Ainda segundo a equipe da estatal, nos horários de pico os intervalos entre as viagens são de 4 minutos. Das 8h30min até o fim da tarde, sobem para 12 minutos.