A Prefeitura de Porto Alegre firmou acordo de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para a elaboração de um laudo técnico, necessário para avaliar as condições do Edifício Galeria XV de Novembro, conhecido como “Esqueletão”. O ato que oficializou a parceria ocorreu, na tarde desta segunda-feira, na reitoria da universidade. O imóvel, de 19 andares, fica localizado na esquina entre a rua Marechal Floriano e a avenida Otávio Rocha, no Centro Histórico.
O prazo previsto para o convênio é de 13 meses, com 22 semanas de atividade técnica. “Serão realizados levantamentos, ensaios de campo e vistorias que incluem o uso de equipamentos como drones. A prefeitura vai investir um montante de quase R$ 255 mil para que possamos identificar a real situação em que se encontra a construção” pontua o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
A partir do laudo, que fica a cargo do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (Leme), a prefeitura espera ser possível definir que destino dar à estrutura.
“Agradecemos muito essa qualificada parceria, para que possamos tomar uma providência o mais rápido possível”, manifestou o prefeito Sebastião Melo ao reitor Carlos André Bulhões Mendes.
Os especialistas da Ufrgs farão uma inspeção do espaço, visando identificar as falhas estruturais existentes e mensurar a gravidade. Caso seja necessário demolir, a prefeitura pode solicitar ao proprietário que execute esse trabalho.
Desde o início da gestão, as equipes da prefeitura mantêm diálogo com as 16 famílias que viviam no prédio. Sete saíram voluntariamente e foram atendidas com auxílio moradia. Atualmente, nove famílias permanecem no local, em processo acompanhado pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab), pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e pela Procuradoria-Geral do Município (PGM).
Leia mais:
Porto Alegre: Justiça determina interdição total de prédio conhecido como “Esqueletão”