A prefeitura de Porto Alegre sugeriu ao governo do Estado, nesta quarta-feira, que grandes eventos voltem a ser realizados na cidade com ingresso para pessoas testadas e negativadas para Covid-19 e, em um segundo momento, para aquelas com esquema vacinal completo. O prefeito Sebastião Melo apresentou o cronograma de retorno às atividades em reunião do Gabinete de Crise do governo estadual.
Os demais municípios da região Covid de Porto Alegre (R10) – Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha – também assinaram o documento, que sugere autorização de eventos, entre 19 de julho e 1º agosto, com ocupação máxima de 50% do alvará ou do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e limite de público de mil pessoas. Entre os requisitos para acesso, a testagem no momento da entrada, agendamento de testagem por grupos e horários diferenciados, coleta de dados para rastreabilidade e autorização do Escritório de Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).
Após, até a segunda quinzena de agosto, a Prefeitura sugere que sejam liberadas atividades com 50% da ocupação máxima e limite de até 5 mil pessoas. A autorização segue avançando de forma gradual, com ocupação de 75% e público de 10 mil e, em setembro, chega a 20 mil pessoas. A última etapa, prevista para o fim de setembro, com ocupação máxima de público, exige testagem na entrada ou esquema vacinal completo do público presente, além de autorização do município-sede.