Carrefour lança editais de apoio a organizações e coletivos que trabalhem com equidade racial

Total de investimentos no primeiro ciclo chega a R$ 2 milhões

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

O Grupo Carrefour Brasil apresentou, nesta terça-feira, o primeiro ciclo de editais de estímulo à equidade racial no país. A iniciativa busca fortalecer instituições, fomentar o empreendedorismo negro e combater o racismo. Ao todo, três editais voltados à população negra, vão beneficiar cerca de 40 organizações e coletivos das cinco regiões do Brasil.

O total dos investimentos no primeiro ciclo chega a R$ 2 milhões. Os recursos serão aplicados durante um ano, com possibilidade de extensão do projeto. A ação integral o rol de compromissos firmados pelo grupo Carrefour desde a tragédia que tirou a vida de João Alberto Silveira Freitas, espancado em um hipermercado do grupo, na zona Norte de Porto Alegre. “Com a participação da sociedade, temos aprendido valiosas lições sobre a questão do racismo no Brasil, seus reflexos e suas consequências”, explicou Lucio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

O edital “Fortalecimento da luta de combate ao racismo” visa apoiar iniciativas de combate ao racismo e à discriminação, através do investimento em projetos e ações de coletivos e organizações da sociedade civil focados nessa frente. Para isso, serão selecionadas dez organizações que receberão, cada uma, R$ 30 mil para desenvolver campanhas de conscientização de combate ao racismo, criação de conteúdo antirracista e projetos de cunho antirracista e de valorização da identidade e da cultura negra por até 12 meses. O investimento total nesse edital é de R$ 300 mil.

O segundo busca apoio e o fortalecimento institucional de organizações e coletivos negros da sociedade civil que desenvolvam e implementem iniciativas ligadas à temática racial, com foco na população negra. O investimento total é de R$ 975 mil em 12 meses — podendo se estender pelo mesmo período. Quinze organizações serão selecionadas e receberão, cada uma, R$ 65 mil. Os recursos podem ser direcionados ao aprimoramento da estratégia, métodos e processos de gestão, às atividades de comunicação e divulgação institucional e às despesas regulares de funcionamento da organização.

O terceiro edital projeta apoio a diferentes iniciativas de fomento ao empreendedorismo negro. Com essa frente de investimento, o Grupo Carrefour Brasil busca apoiar coletivos, aceleradoras, incubadoras e instituições sem fins lucrativos que atuem no fortalecimento e expansão do empreendedorismo negro. Ao todo, serão selecionadas 15 organizações, que receberão um total de R$ 750 mil (R$ 50 mil cada).

Para saber mais detalhes sobre os critérios de seleção dos editais e fazer as inscrições, os interessados devem acessar o site naovamosesquecer.com.br.