Assaltante de banco é capturado pela Polícia Civil e Brigada Militar em Alvorada

Operação conjunta para prender foragido foi deflagrada no bairro Maria Regina

Houve a apreensão de uma pistola com munições, um colete balístico, um radiocomunicador e telefones celulares. Foto: PC/Divulgação

A Polícia Civil divulgou o resultado de uma operação conjunta com a Brigada Militar que foi deflagrada no final de semana para capturar um dos principais foragidos ligados aos roubos de bancos no Rio Grande do Sul. A prisão do criminoso, fugitivo desde 2016, ocorreu no último sábado no bairro Maria Regina, em Alvorada.

Houve o cumprimento a mandado de busca e apreensão, expedido pelo plantão do Poder Judiciário de Esteio. Uma pistola calibre 9 milímetros com 39 munições e numeração suprimida, além de um colete balístico, um radiocomunicador e seis telefones celulares foram recolhidos.

Segundo o titular da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (1ª DR) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil, o foragido possui dois mandados de prisão preventiva. “Um deles é pela participação no roubo a estabelecimento bancário em 2016, ocasião em que tentaram, com emprego de explosivos, roubar o Banco do Brasil em Arroio dos Ratos”, recordou o delegado João Paulo de Abreu.

A equipe da 1ª DR apurou que o criminoso vinha praticando também crimes patrimoniais, como roubos a depósito e transporte de cargas. Um dos ataques teve como alvo um carregamento de telefones celulares na Zona Norte de Porto Alegre. Em 2020, o foragido participou de uma tentativa de assalto a uma agência bancária em Esteio, o que motivou a decretação da prisão preventiva.

No último dia 30 de março, uma outra ação conjunta da Polícia Civil e da Brigada Militar também visou a captura de envolvidos em ataques a estabelecimentos bancários. Na ocasião, quatro criminosos foram detidos durante o cumprimento de 14 ordens judiciais em Porto Alegre, Guaíba, Canoas e Camaquã, além da praia do Camacho, em Jaguaruna, em Santa Catarina. Um quinto criminoso permanece foragido.

Segundo o delegado João Paulo de Abreu, os crimes apurados sobre a quadrilha são as tentativas de roubos ao Banrisul na avenida Padre Claret, em Esteio, em 05 de novembro de 2020; ao Santander na avenida Farrapos, no bairro Floresta, em Porto Alegre, em 10 de dezembro de 2020; no Santander da avenida São Pedro, no bairro São Geraldo, em Porto Alegre, em 21 de janeiro de 2021. Cerca de 90 policiais civis e militares foram mobilizados.