O prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou, nesta terça-feira (16), que convidou o ex-deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (DEM) para ser o novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre. A pasta, que ainda não teve o seu titular definido na atual administração, está sob a gestão do vice-prefeito Ricardo Gomes (DEM).
Peça central na campanha que elegeu o emedebista, o Desenvolvimento Econômico foi eleito como uma das prioridades do governo em razão da crise que atinge boa parte dos setores produtivos na Capital. Por isso, inicialmente, houve a busca por um nome técnico – que esbarrou no salário de R$ 12,9 mil, abaixo do oferecido pelo mercado financeiro.
Gomes, que presidiu o Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e é um dos autores da Lei de Liberdade Econômica que vigora em Porto Alegre, foi a alternativa provisória encontrada para a composição do secretariado. Já Lorenzoni, que deve assumir o cargo, foi o autor da Lei da Liberdade Econômica aprovada pela Assembleia Legislativa em 2019.
O ex-deputado estadual também acumula experiência à frente da secretaria Estadual Desenvolvimento Econômico e Turismo. Nomeado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em maio de 2020, após passagem na secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni perdeu espaço neste ano com a reforma administrativa.
O processo culminou na separação das pastas lideradas pelo democrata – sendo que o político permaneceria à frente apenas do Turismo. Agora, a tendência é de que ele deixe o Piratini rumo ao Paço Municipal. A resposta de Lorenzoni à prefeitura de Porto Alegre sairá nos próximos dias.