Quase 10 mil idosos já receberam primeira dose da vacina da Covid em Porto Alegre

Neste sábado, quatro drive-thrus recebem público alvo com mais de 85 anos; documentos incluem comprovante de residência na capital

Foto: Divulgação / Sport Club Internacional

Porto Alegre vacinou 9.871 idosos acima de 85 anos contra a Covid-19 até as 18h30min desta sexta-feira. Os dados, ainda sujeitos a revisão, aparecem no portal Vacinômetro, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vacinação para pessoas dessa faixa etária prossegue neste sábado, agora em quatro drive-thrus, que atenderão das 8h às 17h (veja os endereços abaixo). É preciso apresentar documento de identificação, número do CPF e comprovante de residência na capital.

Nesta sexta-feira, em três locais com drive-thrus, foram vacinados 1.976 idosos, dos quais 835 no estacionamento do Hipermercado Big, 720 no estacionamento do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e 421 no estádio Beira-Rio. A partir deste sábado, o quarto drive-thru passa a funcionar junto à sede do Ministério Público estadual.

Nos postos de saúde, assim como nos dois primeiros dias, o fluxo de pessoas era maior nos centros de saúde Modelo e IAPI e na unidade Santa Cecília, mas o atendimento ocorreu sem muita espera.

No início da tarde, a fila era significativa nas imediações do Ginásio Gigantinho, para o início da operação do drive-thru do Beira-Rio. Nelson Silla, colorado de 85 anos, se tornou o primeiro a receber a dose no local. “Estou importante hoje”, brincou. “Essa dose significa mais garantia, mais alívio e menos medo”, disse o idoso, que promete seguir mantendo os protocolos de higiene e distanciamento. O colorado chegou ao local dirigindo o próprio carro. O acesso ao Beira-Rio é feito através da rua Nestor Ludwig, a partir da avenida Padre Cacique.

Nilza Eifler Rosa, de 95 anos, chegou ao drive-thru levada pela filha Mara Regina. Moradoras do bairro Santana, elas festejaram a abertura da vacinação em um local próximo de casa. Nilza se disse feliz e cheia de esperança. Mara Regina, de 70, agora aguarda o dia que também vai poder se imunizar.

Aos 87 anos, Altiva de Oliveira Ungelter deu uma aula de empatia, na companhia da filha Ruth Ungelter. “Esperamos muito por esse momento, mas se eu pudesse abrir mão da minha vacina, abria para um trabalhador da linha de frente.” Altiva espera retomar, assim que possível, o trabalho voluntário que fazia em uma igreja luterana. A idosa trabalhou durante 19 anos no Hospital Moinhos de Vento, na copa da enfermagem, e também no bloco cirúrgico. Antes de ser imunizada, Altiva lembrou que o avô do marido dela instalou a pedra fundamental da casa de saúde.

Veja a lista completa dos locais de vacinação:

Postos de saúde (segunda a sexta, das 8h às 17h)

  • US Camaquã
  • US São Carlos
  • US IAPI
  • US Morro Santana
  • Clínica da Família Álvaro Difini
  • US Moab Caldas
  • US Assis Brasil
  • US Santa Marta
  • US Modelo
  • US Santa Cecília

Confira os endereços aqui

Drive-thrus, sábado, das 8h às 17h   

Simers (Rua Coronel Corte Real, 975 – acesso pela rua Dario Pederneiras)

Big Sertório (Av. Sertório, 6600)

Beira-Rio (Av. Padre Cacique, 891)

Ministério Público (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80)

Quase 84 mil doses aplicadas até o momento

Dados do vacinômetro registraram, no fim da tarde de hoje, a aplicação de 83.947 doses de vacinas contra a Covid-19, incluindo todos os grupos prioritários. Foram 56.396 doses recebidas por profissionais de saúde; 9.871 por idosos com 85 anos ou mais; 16.607 por idosos, acamados e pessoas com deficiência que vivem em instituições, e 1.039 por populações indígenas e quilombolas da capital.

As 83.947 doses correspondem a 72,82% da meta de público-alvo da primeira fase da vacinação, de 115.287 pessoas.