INMET deixa praticamente todas as cidades gaúchas em alerta para temporais neste sábado

Segundo o instituto, tempestades podem atingir 480 dos 497 municípios no Rio Grande do Sul

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

A região Sul do Brasil deve ser atingida por um temporal de forte intensidade ainda neste sábado (16). O prognóstico, que se repete nas principais centrais meteorológicas, é similar ao registrado na semana passada – quando mais de 300 mil pessoas ficaram sem energia elétrica no Rio Grande do Sul em razão dos estragos.

Ao menos 480 dos 497 municípios gaúchos foram deixados em alerta no mais recente relatório do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Segundo o órgão, a tempestade pode causar a precipitação de até 100 milímetros até o final do dia. Quedas de granizo não são descartadas, bem como falhas no abastecimento de água e luz.

Os moradores de Santa Catarina e do Paraná também devem conviver com o rescaldo do fenômeno, que deve provocar estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. A orientação é de que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

O INMET também recomenda que os motoristas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra dica é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia nos momentos de chuva mais intensa. Os telefones da Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193) funcionam em regime de plantão.