Pela primeira vez em quatro anos, os servidores vinculados à prefeitura de Porto Alegre recebem de forma integral, nesta segunda-feira (14), o 13º salário referente ao exercício de 2020. O depósito da gratificação natalina acontece seis dias antes do fim do prazo previsto por lei, que chega ao fim no próximo domingo.
Em 2019, o benefício também foi pago em uma parcela – mas com atraso, já que o dinheiro só foi liberado no primeiro trimestre desse ano. Em 2017 e 2018, o montante foi dividido em dez vezes – e creditado ao funcionalismo junto de uma indenização, sempre que os salários eram liberados.
Segundo a prefeitura, o pagamento integral é resultado das reformas estruturais, do ajuste de contas e do corte de gastos implementado pela administração nos últimos anos. A ideia é que, por ser realizado antes do Natal, o depósito ajude a estimular a economia de Porto Alegre em meio à crise acentuada pela pandemia da Covid-19.
Servidores estaduais podem antecipar 13º a partir de amanhã
Por outro lado, os servidores públicos estaduais continuam tendo de conviver com os parcelamentos. Apesar de ter conseguido pagar os salários em dia no início deste mês, pela primeira vez em três anos, o Palácio Piratini vai parcelar a gratificação natalina para todos os funcionários vinculados ao Executivo.
Quem quiser receber o 13º à vista precisa contratar uma linha de crédito junto ao Banrisul. A data de início das operações, que havia sido fixada para esta segunda-feira, foi alterada para esta terça-feira (15), em razão do decreto que restabelece alíquota zero no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), sancionado na última semana.
O empréstimo vai ficar disponível até o próximo dia 30 para todos os servidores que possuam cadastro atualizado e conta ativa. Quem aderir à linha de crédito até 17 de dezembro receberá a gratificação no dia 18. Nas contratações de 18 até 30 de dezembro, a operação terá o crédito realizado de forma imediata.