Pesquisa do Hospital de Clínicas de POA aponta risco de complicações na gravidez por causa da Covid-19

Estudo feito em parceria com a UFRGS leva em consideração amostras disponíveis em bancos de dados públicos

Foto: Foto: Roberto Vinicius/CP Memória

Uma pesquisa que nasceu no Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) reforça a necessidade de monitoramento das gestantes em meio à pandemia de Covid-19. O estudo, feito a partir de parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi publicado nesta terça-feira (17) e aponta que a infecção por Sars-CoV-2 pode causar pré-eclâmpsia e problemas renais durante a gravidez.

A análise foi feita com base em amostras disponíveis em bancos de dados públicos sobre a doença. Segundo o professor Markus Berger, um dos responsáveis pela pesquisa, os resultados obtidos reforçam os alertas que vem sendo feitos pelas autoridades internacionais no tema. “O vírus causa um impacto enorme na expressão de genes nas pessoas infectadas. A gente percebeu cerca de 30 marcadores diretamente associados com casos de pré-eclâmpsia (causada por alterações na pressão arterial), explica.

A condição descrita pelo especialista envolve vias relacionadas a defeitos na formação de novos vasos, desregulação da hemostasia, isquemia, sinalização inflamatória e resposta vascular nos fetos. A partir da publicação do estudo, que se soma a outros 14 levantamentos internacionais sobre o tema, os cientistas pretendem motivar o desenvolvimento de futuras intervenções terapêuticas em gestantes com foco nas complicações causadas pela Covid-19.

“Os nossos resultados não são um achado isolado, e apontam para o que todos vêm dizendo a respeito da vulnerabilidade desse grupo de mulheres. Também reforça a necessidade de adotarmos e mantermos essas medidas de prevenção que a gente vem escutando”, conclui Berger.

Clique aqui e confira a íntegra do estudo do HCPA e UFRGS.