Depois de atingir menor índice, Porto Alegre volta a ter isolamento acima da meta

Isolamento social chegou a 60,1%, acima da meta da prefeitura de 55%

Foto: Alina Souza / CP

O índice de isolamento social em Porto Alegre voltou a subir neste domingo (12), chegando em 60,1%. No sábado foi de 50,6%, após ter ficado em apenas 39,9% na última sexta-feira. Desde que a prefeitura lançou o Desafio Porto Alegre no dia 03 de julho, com meta de 55% no isolamento social, o melhor resultado foi no domingo de 5 de julho, quando atingiu 61,5%. O nível de 55% é considerado o mínimo necessário para frear a velocidade de disseminação do coronavírus e reduzir a pressão sobre o sistema de saúde.

O movimento dos cidadãos é monitorado a partir dos dados de localização de celulares e smartphones. A cada 24 horas, o relógio virtual da prefeitura marca o índice de isolamento social contabilizado pelo município no dia anterior. O sistema utilizado para medir o índice reúne cerca de 540 mil celulares da Capital. Os dados obtidos são anônimos e têm uso meramente estatístico.

Ao longo da primeira semana de Desafio, a Capital gaúcha sempre registrou índices abaixo da meta. Na segunda-feira (06), o isolamento era de 43,8%. Nos dias seguintes, a Prefeitura contabilizou marcas de 50%, 45,1% e 43,1%, respectivamente.

O pico do distanciamento social em Porto Alegre se deu entre 22 e 23 de março, quando chegou a 71%. O levantamento sinaliza que a movimentação na cidade começou a se intensificar a partir do fim de abril, quando a oscilação passou a ficar entre 40% e 50% nos dias da semana – e não mais entre 50% e 60%, como nos meses anteriores.