O Banrisul suspendeu o edital para patrocínio de lives de artistas afetados pela pandemia de coronavírus. O prazo para inscrições de cantores, músicos, grupos ou bandas vencia nesta quarta-feira. Em nota, o Banrisul informou que vai reavaliar o edital, que tinha como único critério de seleção o número de seguidores do artista nas redes sociais, incluindo Facebook, Instagram e YouTube. Não há prazo para que a seleção seja republicada.
O modo de seleção gerou debate entre a classe artística. A Frente Ampla da Música e a Associação dos Músicos da Cidade Baixa, que reúnem artistas e trabalhadores da cultura, encaminharam na segunda-feira um pedido de impugnação do edital. “Acreditamos que o critério único de número de seguidores na internet não condiz com o caráter emergencial dado à proposta do banco”, defendeu o grupo.
O edital previa destinar R$ 3,5 mil para 200 artistas realizarem exibições musicais ou shows por meio de lives. À época da publicação do edital, a responsável pelo setor de marketing do Banrisul, Lisane Fernandes, explicou ao Set Guaíba que o critério havia sido pensado para dar agilidade ao processo diante da urgência imposta pela pandemia. “Esse é um critério que a gente entendeu que fosse mais rápido e fácil de a gente resolver. E também porque a gente entende que quanto mais seguidores, a nossa marca também vai estar em mais locais”, disse, explicando ainda que, como instituição financeira, o Banrisul não pode fazer doações diretas, devendo sempre cobrar uma contrapartida.