O Banrisul abriu edital que vai patrocinar lives de artistas afetados pela pandemia de coronavírus. Podem se inscrever, até 1º de julho, cantores, músicos, grupos de cantores ou bandas com projetos que prevejam apresentações online e sem público. Serão contempladas 200 propostas, cada uma com R$ 3,5 mil. O edital assegura mínimo de 10 vagas para cada região, de um total de dez (Alto Uruguai, Centro, Fronteira, Leste, Noroeste, Serra, Sul e Capital).
Com os valores, os artistas farão exibições musicais ou shows por meio de lives, em tempo real, transmitidas pelas redes sociais e com duração mínima de uma hora. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no site www.banrisul.com.br/patrocinios. O período de apresentações vai de 14 de agosto a 31 de outubro.
O único critério de escolha é o número de seguidores do artista nas redes sociais, incluindo Facebook, Instagram e Youtube. Conforme a responsável pelo setor de marketing do Banrisul, Lisane Fernandes, o critério dá agilidade ao processo diante da urgência imposta pela pandemia. “Esse é um critério que a gente entendeu que fosse mais rápido e fácil de a gente resolver. E também porque a gente entende que quanto mais seguidores, a nossa marca também vai estar em mais locais”, disse, explicando ainda que, como instituição financeira, o Banrisul não pode fazer doações diretas, devendo sempre cobrar uma contrapartida.
Ainda segundo ela, o valor do edital não deve ser atrativo a artistas de renome. “Não tem um apelo tão grande. Claro que R$ 3,5 mil faz diferença pra quem está precisando muito, mas talvez não faça pra quem já é um artista consagrado”, explicou Lisane.