Porto Alegre atinge 80% de cobertura da vacina da gripe, mas maioria dos grupos segue abaixo da meta

Ministério da Saúde prorrogou fim da campanha para 30 de junho

Cem unidades básicas de saúde vão atender publico de crianças na campanha de vacinação | Foto: Luciano Lanes/PMPA
Foto: Luciano Lanes / PMPA

A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 23 de março, encerrou a décima semana com cobertura de 80,91% em Porto Alegre. A prefeitura revelou terem sido aplicadas 578.556 doses em grupos prioritários, que reúnem 715 mil pessoas.

Nessa sexta, o Ministério da Saúde prorrogou o término da campanha de 5 de junho para 30 de junho. A meta, em todos os municípios, é vacinar ao menos 90% dos públicos-alvo.

Na capital gaúcha, a campanha superou a meta de imunização de idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde (primeiros com acesso às doses).

Já a maior parte dos grupos da segunda e terceira fases da campanha ainda está longe de atingir o objetivo. Desde 11 de maio, quando teve início a terceira etapa, foram vacinadas 36,88% das crianças, 32,76% das gestantes e 37,85% de mulheres que recém deram à luz.

No caso de adultos de 55 a 59 anos e professores, últimos grupos da campanha, incluídos a partir de 18 de maio, foram imunizados 31,39% e 50,76%, até o momento.

A Prefeitura salienta que crianças devem ser imunizadas apenas em unidades de saúde para  acompanhamento do calendário e aplicação das vacinas de rotina. Já os demais públicos podem se dirigir a uma unidade de saúde ou às farmácias parceiras do Município até 30 de junho. Confira aqui onde há vacina, antes de sair de casa.

A vacina contra influenza não protege contra o coronavírus, porém, neste momento, auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são semelhantes. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.