O Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre (STETPOA), em nota divulgada nesta sexta-feira, pediu a liberação total dos trabalhadores do grupo de risco, em especial os idosos, como medida de prevenção ao Coronavírus. A diretoria salientou que solicitou a medida há 15 dias.
Segundo a entidade “alguns cuidados sabidamente já foram atendidos, porém, aspectos determinantes precisam ser cumpridos na sua totalidade, como o caso dos trabalhadores considerados pertencentes ao grupo de risco, em especial a faixa de idade dos 60+, assim como também a liberação das tabelas de verão, o que possibilitaria viabilizar a dispensa de trabalhadores em situação especial de e cuidados específicos de saúde”.
O sindicato manifestou indignação “pela demora apresentada ao não atender estas e outras necessidades emergenciais já sinalizadas por nossa entidade”. Eles ainda criticam a ”falta de posicionamento condizente por parte do SEOPA e do Governo Municipal”.
Na manhã de ontem, algumas empresas adotaram a tabela de verão nos ônibus da Capital, em razão da baixa demanda e para atender a solicitação de dispensar os trabalhadores do grupo de risco. No entanto, a EPTC informou que não autorizou a medida.