Sem autorização da EPTC, empresas adotam tabela de verão nos ônibus da Capital

Movimentação nos ônibus caiu 40%

onibus eptc coronavírus
Foto: Alina Souza / CP Memória

As empresas privadas de transporte público da Capital adotaram a tabela de verão em razão da baixa demanda de passageiros em contenção ao Coronavírus. No entanto, a medida não foi autorizada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Segundo o órgão, as empresas serão autuadas por descumprimento de tabela horária. A cada viagem não cumprida na tabela estipulada, a empresa recebe uma autuação de R$ 509,80.

De acordo com o sindicato dos rodoviários, na terça-feira havia 28% a menos na demanda de passageiros. Ontem, a movimentação caiu em 40%. Segundo Sandro Abade, vice presidente da entidade, ”funcionários acima de 60 anos estão sendo preservados. A Carris tem 60 cobradores e motoristas idosos. Esperamos que a empresa entre em tabela de verão, mas o prefeito não autorizou ainda. Os funcionários idosos das empresas privadas estão em casa, sem risco de contaminação”, afirma.

Já a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) esclarece que a alteração na tabela horária, com redução de 9% nas viagens, foi tratada com a EPTC. Segundo a ATP, foi informado ao órgão que para cumprir o Decreto Municipal que recomenda a retirada de funcionários com idade igual ou superior a 60 anos (e outros casos específicos pertencentes ao grupo de risco), seria necessário alterar a tabela horária, já que há cerca de 500 colaboradores com esse perfil. A opção entendida como viável seria a realização da tabela de verão, que segue um padrão, e não retirada aleatória conforme a linha que a pessoa do grupo de risco opera.

Desativação de linhas

A EPTC desativou temporariamente, a partir desta quinta, 15 linhas de ônibus operadas pelo Consórcio Viva Sul. A medida, que inicialmente segue mantida até o dia 12 de abril, decorre da suspensão de aulas, em todas as modalidades de ensino, pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo governo do Rio Grande do Sul, a fim de evitar a propagação do coronavírus.

Linhas desativadas

1713 – Ponta Grossa até Otto
1714 – Ponta Grossa/Escola Odila Gay
1715 – Ponta Grossa/Escola Loureiro da Silva

214 – 5ª Unidade Escolar
2141 – 5ª Unidade Escolar II

A1 – Alim. Escolar A1
A28 – Escolar
A67 – Escolar Lami
A671 – Escolar Lami II
A691 – Alim. Escolar Lami/B. Novo
A70 – Alimentadora Extrema
A73 – Escolar/Chapéu do Sol
A876 – Escolar/Gedeon Leite

C801 – Otto/Wenceslau até Uniritter
C802 – Uniritter até Otto/Wenceslau

Confira na íntegra a nota da ATP

“A Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) esclarece que a alteração na tabela horária, com redução de 9% nas viagens, foi tratada com o órgão gestor do transporte, a EPTC. Foi informado ao órgão que para cumprir o Decreto Municipal n° 20.503, de 17 de março de 2020, o qual recomenda a retirada de funcionários com idade igual ou superior a 60 anos (e outros casos específicos pertencentes ao grupo de risco), seria necessário alterar a tabela horária, já que há cerca de 500 colaboradores com esse perfil. A opção entendida como viável seria a realização da tabela de verão, que segue um padrão, e não retiradas aleatórias conforme a linha que a pessoa do grupo de risco opera. A medida foi adotada essencialmente no intuito de preservar a saúde dos colaboradores, considerando que o resguardo de pessoas pertencentes ao grupo de risco é, além de indicação do decreto, orientação amplamente divulgada pelas autoridades.

Importante destacar também que nos últimos dias ocorreu uma grande queda no número de passageiros. No dia de ontem (18) a diminuição foi superior a 40% e nos próximos dias deve chegar aos 50%, com o fechamento do comércio e das escolas. As concessionárias do transporte coletivo, assim como os demais segmentos, têm a responsabilidade social de evitar a proliferação do vírus e de zelar pelos seus colaboradores.”