EPTC reforça ações pela segurança do pedestre idoso em Porto Alegre

A cada 4 mortes no trânsito em Porto Alegre, uma é de idoso; em 2019, 17 pessoas com idade avançada morreram atropeladas na cidade.

Segurança do idoso é um dos focos da EPTC em 2020 | Foto: Claudio Furtado/EPTC
Segurança do idoso é um dos focos da EPTC em 2020 | Foto: Claudio Furtado/EPTC

Uma mulher de 73 anos foi a primeira pessoa a morrer no trânsito de Porto Alegre em 2020. A vítima foi atropelada na avenida Nonoai na noite de sábado (4). O caso alerta para a segurança do idoso no trânsito da Capital. Uma a cada quatro vítimas de acidentes ocorridos em 2019 na cidade tem idade avançada. Das 70 mortes registradas nas vias de Porto Alegre até 11 de dezembro, 17 foram de idosos – todos atropelados.

Neste ano, as campanhas de educação da EPTC vão focar na segurança do pedestre idoso. O diretor-presidente do órgão, Fábio Berwanger Juliano, afirma que a alta velocidade e a desatenção dos motoristas são os principais fatores de risco no trânsito. “Uma pessoa que está trafegando numa velocidade adequada na cidade tem tempo de pensar e de ver o idoso atravessando”, ressaltou. “Se o motorista está desatento, se está no celular ou se está correndo, não vai conseguir parar”, completou Juliano.

Alerta no verão

As ruas mais vazias durante o verão são motivo de alívio para muitos motoristas, acostumados com os congestionamentos tradicionais de Porto Alegre. A calmaria, no entanto, também é motivo de atenção. O diretor-presidente da EPTC destacou o alto número de acidentes envolvendo veículos em alta velocidade. Alguns casos terminaram até em capotamento.

Outro acontecimento comum nesta época é o tráfego na contramão. “As pessoas estão desatentas com a cidade mais vazia”, observa Fábio Berwanger Juliano. “Alguns por na intenção de fazer esse erro, mas outros por distração, pela rua estar vazia”, completou o diretor-presidente da EPTC.

Em outro caso, no domingo (5), a EPTC flagrou uma moto circulando com 180 multas não pagas. A dívida do veículo chegou a 94 mil reais. Como o licenciamento estava vencido, a motocicleta foi recolhida para um depósito. O condutor passou pelo teste do bafômetro e foi liberado.