Eleições do Conselheiro Tutelar: saiba como e onde votar

Cada eleitor pode escolar até cinco candidatos da sua microrregião

Eleições do Conselheiro Tutelar: saiba como e onde votar
Foto: Divulgação

As eleições para os Conselhos Tutelares acontecem neste domingo, em todo o país. Em Porto Alegre, onde os ônibus vão circular com passe livre, 185 candidatos se habilitaram a disputar as 50 vagas disponíveis, distribuídas em dez microrregiões. O pleito não obriga o cidadão a comparecer às urnas, mas a expectativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é de superar os 16 mil eleitores.

A última eleição para o Conselho Tutelar ocorreu em 2015. O mandato de conselheiro dura quatro anos. Ao todo, serão 239 urnas eletrônicas distribuídas em 82 locais de votação. Cerca de 700 pessoas vão trabalhar durante a eleição, que ocorre das 8h30min às 17h.

O pleito é organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No Rio Grande do Sul, os candidatos concorrem a 2,63 mil vagas, em 526 Conselhos Tutelares.

Em Porto Alegre, quatro promotores do Ministério Público vão trabalhar, em regime de plantão, para assegurar a lisura da eleição. O WhatsApp para denúncias de suspeitas de irregularidades é 51 9555-8869.

Quem pode votar?

Todos os eleitores aptos podem votar.

Como e onde votar?

O eleitor deve apresentar um documento com foto para votar. Cada cidadão pode escolar até cinco candidatos da microrregião em que vive. Os ônibus terão passe livre em Porto Alegre para incentivar a presença nas urnas.

Urnas e candidatos

Você pode conhecer os candidatos e descobrir o local de votação mais próximo clicando aqui.

Apuração dos votos

A apuração dos votos ocorre logo após o fechamento das urnas, e pode ser acompanhada em tempo real clicando aqui.

Como atua o Conselho Tutelar?

Os conselheiros tutelares agem em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de vulnerabilidade. O processo de escolha dos conselheiros e suplentes abrange três fases: prova escrita, capacitação e eleição por voto facultativo.

Os eleitos serão nomeados em cargos em comissão por ato do prefeito Nelson Marchezan Júnior para o exercício do mandato de quatro anos. As eleições dos conselhos tutelares, unificadas em todo o país, ocorrem a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro.

O salário é de R$ 5,5 mil – além de auxílio alimentação de R$ 505.