Aras é aprovado pela CCJ do Senado para PGR

Comissão acatou nome escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro com 23 votos favoráveis e 3 contra

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O subprocurador-geral Augusto Aras teve o nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele obteve 23 votos favoráveis, com três contrários e um em branco. O resultado da votação saiu na tarde desta quarta.

A indicação ainda depende de uma votação no plenário da Casa, o que deve ocorrer ainda hoje. No plenário, ele precisa de no mínimo 41 votos favoráveis. A sabatina durou pouco mais de cinco horas.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que Aras reúne “todas as condições” para ser aprovado no plenário e exercer o cargo na PGR.

Sabatina

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a chefia da Procuradoria-Geral, Aras defendeu, durante a sabatina, um MP moderno e desenvolvimentista, que deve atuar de forma multidisciplinar e se afastando de “caprichos pessoais”.

Aras destacou ainda, sem citar nomes, que o mérito individual de procuradores deve ser reconhecido, mas ressalvou que a confiança deve se voltar para as instituições por causa do princípio da impessoalidade.

Aras disse ainda, em exposição inicial de cerca de 10 minutos, que a operação Lava Jato representou um marco no combate à corrupção no país.

O indicado também defendeu que se compatibilize o desenvolvimento econômico juntamente com a preservação do meio ambiente, e reafirmou o compromisso de uma atuação firme e imparcial, caso seja confirmado no cargo.

Leia mais:

Aras afasta nepotismo em indicação de Eduardo Bolsonaro e garante não acreditar em “cura gay”