Com passaporte apreendido, Ronaldinho é nomeado embaixador do Turismo pela Embratur

Ex-jogador disse que turismo é "importante para gerar empregos e recuperar nossa imagem internacionalmente”

Foto: Reprodução / Instagram / CP

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) divulgou, nesta quinta-feira, um conjunto de projetos para incentivar viagens de estrangeiros ao País e apresentou a “Nova Embratur”, na qual o patriotismo e o uso responsável do dinheiro público serão diretrizes. Na ocasião, o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho teve o nome apresentado como um dos embaixadores do turismo nacional. O ex-craque da Seleção Brasileira não pode sair do território nacional: na terça, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, negou pedido de liminar e manteve decisão que determinou a apreensão do passaporte dele e do irmão e empresário Roberto Assis Moreira.

A pedido do Ministério Público, o Tribunal de Justiça determinou, em 31 de outubro de 2018, a apreensão e a renovação do documento de ambos, condenados pela construção ilegal de um trapiche, com plataforma de pesca e atracadouro na orla do Guaíba, em área de preservação permanente, sem licenciamento ambiental. A sentença ainda determinou o pagamento de multa e outras medidas, não cumpridas até o momento.

Ronaldinho vai fazer parte da ação “Rei do Rolê”, na qual turistas internacionais devem enviar vídeos, de até 1 minuto, explicando porque devem ser escolhidos para passar 30 dias conhecendo as terras brasileiras de graça. O selecionado vai conhecer as cinco regiões, onde deve ser recebido pelo ex-atleta e pelos outros embaixadores: o cantor Amado Batista, o apresentador de TV Richard Rasmussen, o lutador Renzo Gracie e a dupla sertaneja Bruno e Marrone. De acordo com a Embratur, o trabalho das personalidades é voluntário.

“O turismo é importantíssimo para gerar empregos e recuperar nossa imagem internacionalmente”, afirmou o pentacampeão do mundo pela Seleção. O diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, Osvaldo Matos de Melo Júnior, explicou que as celebridades foram criteriosamente escolhidas e vão disponibilizar a imagem e as redes sociais para divulgar as belezas do país. “É inestimável essa atitude”, exaltou, dizendo que a expectativa da autarquia é que, ao fim do governo Bolsonaro, o número de turistas internacionais no País dobre em relação ao número atual, de seis milhões ao ano.

Outro projeto é o “Brasileiro, traga +5”, que busca incentivar que brasileiros morando no exterior promovam o país como destino turístico. Um aplicativo de celular vai ajudar no processo e indicar os brasileiros que tiveram mais sucesso.