Expointer terá demonstração de aviação agrícola em voo virtual

Foto: EBC

Nesta sexta-feira haverá a demonstração de aviação agrícola em realidade virtual dentro da 42ª Expointer, na Casa do Alegrete (na Quadra 34, próximo ao espaço da Farsul). Durante todo o dia (das 10 às 17 horas) a programação ali será do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), reunindo empresas associadas, parceiro e autoridades.

Além do público que quiser experimentar os óculos de realidade virtual e ter sensação de estar dentro de uma operação aeroagrícola real – desde o briefing antes da decolagem, preparação do avião e o voo sobre lavoura.

O voo virtual faz parte do projeto Aviação Agrícola 360º, que tem como objetivo aproximar o setor da sociedade e desmistificar o trabalho nas lavouras – onde os aviões atuam em aplicação de produtos químicos ou biológicos, além de fazerem semeadura e aplicação de fertilizantes.

Lembrando que o Brasil tem a segunda maior frota mundial de aeronaves agrícolas, com cerca de 2,2 mil aeronaves, e o Rio Grande do Sul tem a segunda maior frota nacional, com 427 aviões – essencial para as lavouras de arroz, soja, milho e outras culturas importantes para economia local. Além disso o setor é a única ferramenta para o trato de lavouras com regulamentação própria e altamente fiscalizável.

AMAZÔNIA

A aviação agrícola também atua no combate a incêndios florestais, como está ocorrendo atualmente em Rondônia (com quatro aviões agrícolas atuando na selva e outras quatro de sobreaviso) e sobre o que o Sindag, que tem sede em Porto Alegre, já ofereceu ajuda ao governo federal, caso se tenha que aumentar a frota em ação contra as chamas.