Três milhões de clientes da Caixa poderão quitar dívidas com desconto

Campanha de regularização lançada hoje é somente para pagamento à vista e não envolve crédito imobiliário. Prazo de adesão é de três meses

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cerca de 3 milhões de clientes da Caixa Econômica Federal poderão regularizar débitos com atraso acima de 360 dias, com descontos que vão de 40% a 90%.

O abatimento varia conforme o tipo de crédito contratado e o tempo de atraso.

A campanha de regularização lançada hoje pela Caixa é somente para pagamento à vista e não envolve crédito imobiliário.

As dívidas dos clientes atingem R$ 4,1 bilhões e expectativa do banco é recuperar R$ 1 bilhão ao oferecer o desconto.

Os valores das dívidas vão de R$ 50 a R$ 5 milhões, em contratos sem garantia ou com garantia insuficiente ou considerados de difícil recuperação.

Do total de clientes inadimplentes, 2,6 milhões são pessoas físicas e o restante, empresas de pequeno porte. Segundo a Caixa, 92% das pessoas físicas poderão quitar as dívidas à vista por valores inferiores a R$ 2 mil.

Em maioria, porém, a renda dos clientes endividados é de até R$ 1,5 mil (60%). Só 8% deles recebem acima de R$ 5 mil (8%).

A maior parte das dívidas é de crédito consignado (24,7%), seguido por cartão de crédito (18,1%), cartão de material de construção (15,2%), renegociação de dívidas (15,2%), crédito pessoal (13,8%), rotativo (11,7%) e microcrédito (2%).

Pagamento à vista
A Caixa também oferece a renegociação para 320 mil empresas, com 65% delas tendo a possibilidade de quitar a dívida, inferior a R$ 5 mil, à vista.

No caso das empresas, a maior parte dos débitos é de renegociação (34,3%). Em seguida, vem capital de giro (25,4%), rotativo (19,9%), parcelados (15,6%) e cartão de crédito (4,7%).

A campanha de regularização Você no Azul fica vigente por 90 dias em todo o país. O atendimento pode ser feito pelo site www.negociardividas.caixa.gov.br, pelo telefone 0800 726 8068, opção 8, nas redes sociais do banco (facebook/caixa e twitter.com/caixa) e nas agências.

A Caixa vai oferecer ainda o atendimento em cinco caminhões em grandes cidades, fazer contato com clientes por meio de empresas de recuperação de crédito e enviar mensagens a celulares de clientes que podem ser contemplados com a negociação.