Dois meses antes da Black Friday, o Procon Porto Alegre iniciou o monitoramento de preço de itens que aparecem, tradicionalmente, entre os mais vendidos durante o evento, que oferece descontos em lojas de varejo uma vez por ano. Em 2018, a Black Friday ocorre em 23 de novembro.
As reclamações mais frequentes dos consumidores incluem a demora ou a não entrega do produto e a publicidade enganosa, quando o comerciante eleva o preço para depois vender o item “pela metade do dobro”.
Em função disso, o Procon divulgou hoje uma lista dos valores cobrados online, agora em setembro, pelas principais redes de eletrodomésticos, eletrônicos portáteis e livros em Porto Alegre (veja abaixo). O consumidor pode comparar esses valores com os de novembro.
Segundo a diretora executiva do Procon, Sophia Vial, é importante que o consumidor acompanhe, desde já, o preço do produto que deseja adquirir.
O monitoramento vai prosseguir, nas lojas online. Na data oficial da promoção, agentes do Procon também devem fiscalizar o comércio físico. Não é obrigatória a equiparação de preços entre lojas físicas e on-line. Entretanto, a prática vem se mostrando comum na busca de fidelização de clientes.
Veja a lista dos valores online, hoje, dos produtos que mais vendem na Black Friday: