Ex-ministro do Trabalho estará em Porto Alegre para defender nova legislação trabalhista

Ronaldo Nogueira ressaltou que a nova lei versa, basicamente, sobre três pontos: proteção de direitos, segurança jurídica e geração de empregos

Ronaldo Nogueira coordena as Jornadas de Trabalho. Foto: Divulgação site PTB

O ex-ministro do Trabalho, deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB), afirmou na manhã de hoje que o evento do qual participará na próxima sexta-feira vem para “desmistificar o conteúdo ideológico e político” que se formou em torno da reforma trabalhista. Nogueira disse que profissionais habilitados virão para fazer um debate “técnico e científico” em torno da lei. O ex-ministro salientou que, “como toda obra humana, a lei não é perfeita”, mas que teria cumprido com seus objetivos principais.

Nogueira ressaltou que a nova lei versa, basicamente, sobre três pontos: proteção de direitos, segurança jurídica e geração de empregos. “O Brasil vinha perdendo, desde dezembro de 2014, uma média de 100 mil empregos por mês. O Brasil real é de 60 milhões de pessoas sem atividade econômica. Que esperança havia para o trabalhador que queria trabalhar quando os dados apontavam fechamento de empresas e precarização do trabalho? Nós precisamos de coragem de fazer o enfrentamento e quebrar o imobilismo para colocar o Brasil ao lado de países modernos e desenvolvidos que vivem situação de pleno emprego.”

O ex-ministro afirmou que a antiga legislação ia contra a geração de empregos em virtude da insegurança jurídica existente. Agora, segundo ele, existem garantias maiores para empregados e empregadores na hora de estabelecer as relações de trabalho. Além disso, afirmou que as mudanças envolvendo processos trabalhistas também são benéficas, tendo em vista que se acaba com a cultura de “colocar tudo e ver o que se leva”.

O evento que tratará da questão faz parte das Jornadas Brasileiras de Relações de Trabalho e, em Porto Alegre, ocorre na próxima sexta-feira (13), às 20h, no Hotel Sheraton.