Reunião define critérios para as festas do Saint Patrick's Day, em Porto Alegre

Uma reunião definiu, nesta quarta-feira, os critérios para a realização dos eventos relativos ao Saint Patrick’s Day, em especial no bairro Moinhos de Vento, no sábado que vem, em Porto Alegre. O encontro, ocorrido na sede da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre, contou com a participação dos comerciantes interessados, representantes do Escritório de Eventos da Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Brigada Militar, Empresa Pública de Transporte e Circulação, Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Guarda Municipal e representantes do Movimento Moinhos Vive e da Associação dos Moradores e Empresários do Bairro Moinhos de Vento.
Ficou acertado que o trânsito não vai ser bloqueado em nenhuma das vias do bairro e que as festas só podem acontecer nos locais determinados, especificamente nos estabelecimentos que haviam pedido autorização prévia ao município. Os proprietários comprometeram-se a não vender bebidas para fora dos limites autorizados para a realização da festa e a responsabilizarem-se pelo lixo gerado pelos clientes.
Quanto aos ambulantes, ficou acertado que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fica incumbida da fiscalização com apreensão de mercadorias, juntamente com a Guarda Municipal e Brigada Militar. “É fundamental que as pessoas acionem o 156 da Prefeitura para denunciar vendedores irregulares, já que são eles os principais causadores da aglomeração de pessoas nas ruas e consequentes tumultos causados”, disse o promotor Alexandre Saltz.
Cada comerciante vai assinar um termo de cooperação e compromisso com o Escritório de Eventos do Município, no qual devem constar os itens e espaços autorizados para a realização da festa em cada estabelecimento.
Ficou marcada, ainda, para o dia 27, uma reunião de avaliação do evento de sábado, com objetivo de debater erros e acertos do acordo.