Governo do RS homologa situação de emergência de quatro municípios em função da estiagem

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou nesta quarta-feira a homologação de situação de emergência de quatro municípios gaúchos. As cidades de Canguçu, Cerro Grande do Sul, Arroio do Padre e São Jerônimo sofrem com a estiagem desde o início deste mês, o que causou estragos nas áreas rurais e urbanas. Os municípios de Cristal, Amaral Ferrador, Hulha Negra e Morro Redondo já tiveram a situação de emergência homologada anteriormente.
Com a homologação, o município passa a ter acesso a uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária, medida que auxilia no processo de reestruturação das cidades.
Em razão da estiagem, prefeitos de municípios da zona Sul do Estado devem se reunir, ainda esta semana, com equipes da Defesa Civil para buscar recursos federais. A seca fez com que Bagé, que tem 120 mil habitantes, começasse a racionar água desde o início do mês. Conforme o Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb), das 3h às 15h, a metade Oeste da cidade recebe o recurso hídrico e, das 15h às 3h, é a vez da zona Leste.
Em muitos municípios, as comunidades estão sem água e o abastecimento é feito através de reservatórios móveis. De acordo com o governo do RS, cada reservatório tem capacidade para transportar 4.500 litros de água. Além disso, a estiagem provoca perda nas lavouras, preocupando os produtores rurais.