O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.
Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.
Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.
Testemunhas ouvidas nesta segunda:
Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.
Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.
Entenda o que acontece depois
Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.
A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:
Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.
O ex-prefeito de Araraquara (SP) e ex-ministro Edinho Silva foi anunciado, nesta segunda-feira (7), como novo presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores). O anúncio, que deve ser oficializado nas próximas horas, ocorre um dia depois do processo de eleição
A terça-feira, 8, terá chuva isolada entre a madrugada e o período da manhã em regiões do Rio Grande do Sul, segundo a MetSul Meteorologia. Áreas do Oeste e da faixa central do estado, incluindo a Região Metropolitana de Porto
A definição sobre a nova presidência do PT no Rio Grande do Sul ficou para o dia 27. Os deputados Valdeci Oliveira e Sofia Cavedon garantiram vaga no segundo turno da disputa. Em Porto Alegre, onde a segunda etapa já
O Grêmio encerrou na manhã desta segunda-feira, a sua preparação para a decisão da Recopa Gaúcha, que ocorre nesta terça-feira, às 19h30, na Arena do Grêmio. O treino foi realizado com os portões fechados no CT Luiz Carvalho. Para este
O governo do Estado deve enviar à Assembleia Legislativa ainda nesta semana o projeto de lei que recria a Secretaria das Mulheres. A informação foi sinalizada pelo governador Eduardo Leite (PSD) às deputadas durante reunião da Comissão Externa da Câmara
O que era para ser um momento de lazer terminou em tragédia na tarde do último sábado, 5, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, quando um carrinho elétrico utilizado para passeio dentro de um parque turístico caiu em
Este site tem o objetivo de fortalecer e ampliar a comunicação com os Guaibeiros, trazendo mais tecnologia, dinamismo, sem perder a essência e a credibilidade da marca Rádio Guaíba.
© 2025 – Rádio Guaíba. Todos os direitos reservados | By Ondaweb